top of page
  • Foto do escritorMaia

Viver ciclicamente - será que é possível?

Atualizado: 26 de out. de 2022


Quando se trata de consciência cíclica, essa é uma questão que surge repetidamente e rapidamente traz à tona uma ampla variedade de sentimentos. Mas o que significa viver ciclicamente?


Todos estão sujeitos a ciclos externos, como as estações, as fases da lua e o ritmo dia-noite. Mas nós , mulheres com ciclo menstrual temos um ritmo interno muito especial que provoca mudanças físicas, emocionais e, portanto, também mentais. Como resultado disso, estamos constantemente nos movendo em um fluxo de energia crescente e mais direcionada para dentro. Enquanto a energia crescente, o tempo entre a menstruação e a ovulação, é muitas vezes percebida como mais leve ou mais agradável, a segunda metade não tem uma boa reputação entre nós e aqueles ao nosso redor. Mas por que ?


Na segunda metade do nosso ciclo menstrual , nós não temos tanta energia quanto na primeira metade do ciclo. Entre outras coisas, isso se deve a mudanças hormonais na segunda metade do ciclo, estilo de vida, autocuidado, situação de vida atual, etc. Estamos sujeitas a nossos próprios ritmos e exigências sociais, que estão em constante mudança, porém há uma cobrança interna e externa para sermos lineares.


No entanto , a natureza cíclica se opõe a um modo de vida linear.


Este é o ponto de atrito que muitas vezes leva à tensão pré-menstrual emocional e física e à dor menstrual. E é justamente nesse momento que a decisão é tomada: quero ou não alinhar mais minha vida às minhas necessidades cíclicas? E se sim, como isso é possível nestes tempos complexos e acelerados?


Viver ciclicamente é possível para todos em qualquer situação, seja com ou sem filhos, estudando, autônomos, desempregados para pais solteiros com 3 filhos e um cachorro e/ou mais de 40 horas semanais, solteiros ou com companheiro. Viver de acordo com o ciclo não é um privilégio, mas uma decisão de se levar a sério e ver quais mudanças são possíveis dentro de qual estrutura.


Não precisa ser um passo tão grande, e poder trabalhar em casa, por exemplo, não é necessariamente uma realidade para muitos. A conscientização do ciclo também pode significar passar o intervalo do almoço sozinha em silêncio em um parque, em vez de com colegas. Talvez no dia 1, 2 ou 3 não há problema em dar mais tempo livre à mente enquanto o rosto assume uma expressão focada na frente da tela. Porque vamos ser honestas, quando o útero está funcionando, é preciso muito mais energia para se concentrar em algo. Talvez seja também aprender a delegar coisas em certas fases do ciclo ou deixar as coisas para um momento posterior. Estar consciente do seu ciclo também pode significar ser mais capaz de antecipar quando chegará a hora do sangramento e estar preparada para isso.


Viver ciclicamente significa conhecer a si mesma e suas próprias necessidades. Dependendo da fase da vida da mulher, viver ciclicamente pode ser diferente e às vezes é desafiador e exige muita criatividade e organização. Viver 100% de acordo com suas necessidades é relativamente improvável, mas talvez 1% seja possível. A questão é: como pode ser esse 1% todos os dias e o quanto você está disposta a se dar esse 1%?


Com amor,

Maia Você gostaria de trazer a consciência do ciclo diário para sua vida? O curso “Autonomia Cíclica “ pode te ajudar nisso! .

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page