• Maia

OS ENSINAMENTOS DA FLOR DE LÓTUS

A flor de lótus é uma planta originária do oriente. No Japão, Índia e Egito entre outros países do oriente é reverenciada como símbolo de pureza e sabedoria. Ela é uma flor aquática, um tipo de lírio d’água. Do meio da lama, no pântano e limo, eleva- se a Lótus, que cresce acima da agua. Suas raízes crescem em meio à lama e ao lodo de lagoas e lagos. Mas sua flor não se contamina pela sujeira, pois flutua acima da impureza para florir.

Após desabrochar a flor de lótus continua fixada na superfície do lamaçal, mas não é contaminada pela lama.

Aflora das águas mas não se molha; repele os respingos da água suja e mantém sua superfície pura e protegida de todo o mal.

O simbolismo desta planta está ligado especialmente nesta capacidade de enfrentar a escuridão e a sujeira e florescer limpa, linda e pura.

À noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água lamacenta. Antes de amanhecer, ela levanta-se das profundezas novamente.

A flor de lótus nos ensina com sabedoria a passar por diversos estágios da escuridão sem se contaminar com o lodo. É sem dúvida nenhuma uma manifestação divina nos ensinando o poder da persistência e da sabedoria. A lótus é uma metáfora para aqueles que pretendem alcançar um estado elevado de espírito. Um conhecido ditado oriental diz que: “A flor de lótus cresce apenas no pântano e nunca nas montanhas“, o significado oculto por trás deste ditado é que: para alcançar esse estado de elevação, é necessário praticar bons atos em meio ao caos; aprender a estar em meio "sujeira" e não procurar se escapar de tudo.

Porém, qual é o propósito dessa ação? O propósito é o mesmo da flor de lótus, que cresce serena entre a lama, pois apenas naquele ambiente se faz possível que a flor se desenvolva; e o mesmo vale para se alcançar o autoconhecimento, é preciso ter empatia com os seus próprios desafios para aflorar sua sabedoria e a expansão da nossa mente.

Onde está sua flor de lótus?

Deus deu uma para você! Sim, você tem uma também, pois é tão especial quanto aqueles que você admira. Sabe aquelas pessoas que te inspiram, e que você considera inteligentes e bem sucedidas? Elas simplesmente encontraram o caminho para florescer, e esse caminho, você, do seu jeito, no seu tempo, irá encontrar também.

109 visualizações
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Copyright © Maia Inspira - Todos os direitos reservados

CNPJ: 20.048.308/0001-14

 maiainspira@gmail.com